08/01/2025 18:48 | Assessoria | 361 visitas

Prefeitura de Toledo atende pedido de indígenas para transporte à cidade de origem

Foto: Divulgação

A Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano do Município de Toledo (SMDH), em ação conjunta com a Guarda Municipal, compareceram, na quarta-feira (08), ao acampamento indígena que está instalado em um terreno de propriedade privada no Jardim Porto Alegre.

O objetivo foi realizar o cadastramento dos indígenas junto à SMDH para atender a um pedido feito por eles próprios, para que a prefeitura auxilie no transporte de retorno à cidade de Nova Laranjeiras.

Transforme seu sorriso com facetas de resina em apenas um dia na Odonto Celer de Toledo! Agende seu horário aqui
Foi necessário o cadastramento de todo o grupo junto à SMDH para ser repassado à companhia de transporte

A Prefeitura de Toledo  está agindo em conformidade com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para que o transporte seja realizado sem intercorrências. A previsão é que o embarque ocorra na sexta-feira (10), no período da manhã, e siga em direção a Nova Laranjeiras.

A secretária da SMDH, Sheila Delava, explicou que o pedido de transporte foi pelo responsável do grupo indígena na sexta-feira (03), durante uma verificação da situação no local. “Viemos prestar um suporte, pois neste acampamento tem crianças e idosos e a compete a nossa secretaria zelar pelo bem estar da comunidade e dos indígenas. É algo cultural deles, anualmente saírem para visitar cidades próximas, e neste ano acabaram vindo para Toledo”, relatou Sheila.

Bless: a clínica veterinária que está ao lado do seu pet 24H
Foi necessário o cadastramento de todo o grupo junto à SMDH para ser repassado à companhia de transporte

O diretor de Segurança da Guarda Municipal, Ronaldo Vitalino Rodrigues, explicou que a equipe da guarda se fez presente para assegurar a segurança tanto dos indígenas quanto dos servidores municipais. “Tudo ocorreu na tranquilidade, e possivelmente iremos fazer a escolta dessas pessoas durante o transporte a Nova Laranjeiras”, explicou Ronaldo.