O Hospital Regional de Toledo (HRT) completou um ano de funcionamento com um aumento significativo de 168% no número de cirurgias eletivas realizadas na região. Entre outubro de 2023 e outubro de 2024, foram realizados 2.649 procedimentos, contra 986 nos 12 meses anteriores.
O hospital, inaugurado em outubro de 2023, tem se consolidado como um importante polo de saúde no Oeste do Paraná, oferecendo serviços de média e alta complexidade. Dos 2.649 procedimentos realizados, 1.001 aconteceram no próprio HRT, representando 38% das cirurgias eletivas da 20ª Regional de Saúde, que abrange 18 cidades.
Além do aumento nas cirurgias, o HRT também contribuiu para a ampliação de 25% dos leitos de UTI adulto na região, que passaram de 40 para 50. Desde sua inauguração, a unidade realizou 12.327 consultas em especialidades como anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, ginecológica, ortopedia e urologia, além de 2.142 exames de tomografia e 490 eletrocardiogramas.
O hospital atende tanto moradores da 20ª Regional de Saúde quanto da 10ª Regional de Cascavel, através do Sistema Único de Saúde (SUS).
O secretário de Estado da Saúde, César Neves, destacou o papel do HRT na consolidação do sistema de saúde local, garantindo maior acesso e qualidade aos serviços. "Nosso objetivo é garantir atendimento especializado em todas as regiões do Estado, e o Hospital Regional de Toledo é hoje uma referência em assistência de média e alta complexidade hospitalar, especialmente na área cirúrgica, no Oeste do Paraná", afirmou.
O diretor da 20ª RS de Toledo, Fernando Pedrotti, ressaltou a importância do hospital para o atendimento de saúde da macrorregião Oeste. "Esse conjunto de serviços e infraestrutura faz do hospital uma peça-chave no atendimento de saúde da macrorregião Oeste, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida de toda população", disse.