O programa de castração gratuita de cães e gatos em Toledo está próximo de atingir a marca de 4 mil procedimentos. Desde o final de 2021, quase 4 mil animais já foram castrados através do Programa Permanente de Controle Populacional, instituído pela Lei nº 2.320/2020.
As castrações são realizadas em três modalidades: Castramóvel, clínicas conveniadas e o projeto Castrapet Paraná. O público-alvo são protetoras cadastradas, animais de casas de passagem e tutores inscritos no CadÚnico que demonstrem interesse no Cras mais próximo.
Para se beneficiar do programa, o animal precisa ter, no mínimo, seis meses de idade e estar com as vacinas em dia. A carteirinha de vacinação deve ser regularizada por um veterinário. Após o preenchimento do formulário, a equipe da Coordenação de Proteção e Defesa Animal entra em contato para agendamento e orientações.
O secretário do Meio Ambiente, Junior Henrique Pinto, destaca a importância do programa para o bem-estar animal e afirma que o tempo de espera para a castração foi significativamente reduzido.