Um acidente ocorreu na noite de domingo (20), na BR-376, em Guaratuba, no Litoral do Paraná e deixou nove pessoas mortas.
Um caminhão atingiu uma van que transportava atletas de remo de Pelotas–RS e, posteriormente, tombou sobre a van.
Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), duas pessoas sobreviveram a tragédia: o caminhoneiro e um adolescente, de 17 anos, que estava na van. Na manhã desta segunda-feira (21), a Prefeitura de Pelotas divulgou a lista com o nome das vítimas.
Entre as vítimas estão adolescentes entre 15 e 17 anos, além de uma jovem, de 20 anos, um homem, de 43 anos, e o motorista da van, um homem de 52 anos.
Confira a lista dos atletas de remo vítimas do acidente da BR-376:
• Samuel Benites Lopes, 15 anos
• Henri Fontoura Guimarães, 15 anos
• João Pedro Kerchiner, 17 anos
• Helen Belony, 20 anos
• Nicole da Cruz, 15 anos
• Angel Souto Vidal, 16 anos
• Vitor Fernandes Camargo, 17 anos
• Oguener Tissot (coordenador), 43 anos
• Ricardo Leal da Cunha (motorista), 52 anos
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o caminhoneiro relatou que perdeu os freios e atingiu a van em que estava os atletas gaúchos. “O condutor do caminhão se feriu, com um pouco de gravidade, e afirmou para nós que perdeu os freios. Ele não conseguiu controlar mais o veículo e passou por cima da van, jogou ela para fora do leito carroçável e o caminhão tombou sobre a van”, contou o agente André Ribeiro. Conforme o Governo do Paraná, que lamentou a tragédia, a Polícia Civil (PCPR) já está investigando as causas do acidente.
A equipe de gaúcha de remo, Projeto Remar para o Futuro, retornava de São Paulo, onde participou de uma competição. A equipe terminou na sexta posição geral do torneio e conquistou o ouro em duas categorias, além de três pratas e dois bronzes.
Pelotas decretou luto oficial de sete dias. A prefeita Paula Mascarenhas se encontrou com familiares de vítimas na manhã desta segunda-feira (21) e afirmou que está em contato com as autoridades do Paraná para tratar do traslado dos jovens.
Em publicação nas redes sociais, o governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite manifestou pesar pelas mortes. "Estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande ao topo em uma competição de grande relevância nacional", disse.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva postou que "não há palavras que possam descrever a dor de perder um filho ou neto. A dor é irreparável. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas".