O médico pediatra da Secretaria da Saúde de Toledo, Dr. Raul de Paula Xavier Sobrinho, completou 75 anos de idade na última sexta-feira (11), e no mesmo dia aposentou-se do serviço público no município, após 50 anos do exercício da medicina.
Raul Xavier se formou em Medicina em 1974 na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Curitiba, e em seguida, realizou residência em Pediatria no Hospital das Clínicas da UFPR. Ele se mudou para Toledo em janeiro de 1977, onde vive até hoje. O local mais recente onde trabalhou, foi na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro.
Em 2024, ele recebeu uma homenagem do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), o Diploma de Mérito Ético-Profissional por completar 50 anos do exercício da medicina com relevante e exemplar conduta, isento de sanção ético-profissional. No mesmo ano, ele recebeu também, da UFPR, o Diploma de Jubileu de Ouro, pelos 50 anos de formatura no Curso de Medicina.
A Secretaria da Saúde declarou uma homenagem ao Dr. Raul, com o reconhecimento pela trajetória, dedicação e compromisso com a saúde pública. Ele é considerado uma referência aos médicos do município, e deixa uma marca no Sistema Único de Saúde (SUS), de dedicação e competência. “Caro Dr. Raul, Toledo agradece de coração todo empenho e dedicação realizado para nossas crianças. O senhor ao longo destes anos teve a nobre missão de cuidar das nossas crianças. Agradecemos todo o serviço prestado e desejamos muitos novos sonhos, realizações e muita saúde neste novo ciclo”, expressaram os colegas de trabalho de Raul.
Filhos - “Foi uma linda e longa jornada”, expressou a filha de Raul, Janaina Xavier. “Depois de quase 50 anos dedicados à saúde pública, meu pai, merecidamente, se aposentou. ‘Bateu o ponto’ pela última vez um dia antes de completar 75 anos de idade”.
Janaina relembrou a dedicação e comprometimento do pai com a profissão, em que precisou abdicar de momentos com os próprios filhos, para “muitas vezes salvar seus outros milhares de filhos do coração”. Para ela, é uma linda herança, e deseja que o trabalho do pai seja inspiração para novos médicos. “Chegou o descanso merecido, e o tão valioso tempo para, nessa fase da vida, poder estar mais perto de todos nós, especialmente de seus cinco netos. Meu pai deixa um legado de amor, generosidade e ética”, disse Janaina.
Também filho de Raul, Guilherme Xavier, seguiu a profissão do pai e declarou ter “muito orgulho de ser filho desse médico honrado, digno e dedicado, que construiu uma bela história de quase cinco décadas em Toledo. Muita gratidão pela referência de pessoa e profissional que ele é para mim" agradeceu.
Raul tem mais um filho, Fábio Xavier, e cinco netos: Lucca, Duda, Bia, Laura e Mavi.