Mais de 450 trabalhadoras rurais de 13 comunidades de Toledo se reuniram nesta quinta-feira (24) no Clube Canarinho, na Linha Bangú, para o 12º Encontro das Trabalhadoras Rurais. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH), em parceria com o Sindicato Rural de Toledo, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Toledo e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), contou com apresentações culturais, gincanas, almoço e premiação.
O prefeito Beto Lunitti elogiou a dedicação das mulheres e destacou a importância do trabalho delas para a economia local. A secretária da SMDH, Rosiany Favareto, ressaltou a importância do evento para que as mulheres pudessem se conectar e relaxar.
As comunidades foram avaliadas em sua chegada, com base na animação, grito de guerra e uniformidade. Durante o dia, participaram de gincanas como arremesso no cone, corrida de equilíbrio com bambolê, adivinhação de objetos em caixa misteriosa, estoura balão e corrida com balão entre as pernas.
O Coral Encanto de Viver também se apresentou, emocionando as participantes.
No final, a comunidade de Dois Irmãos conquistou o primeiro lugar com 2965 pontos, seguida por Sol Nascente (2955 pontos) e Bom Princípio (2880 pontos).