Um ato heróico foi registrado na sede da Guarda Municipal de Toledo no início da manhã desta sexta-feira (14). Um bebê recém-nascido foi salvo do engasgamento.
Conforme a GM, um casal, moradores do Jardim Porto Alegre, chegou ao local correndo e em desespero, buscando ajuda para sua recém-nascida de apenas 16 dias de idade. A criança estava engasgada, com sinais de cianose e espuma na boca, possivelmente devido à ingestão de leite materno.
Sem hesitar, uma agente da municipal Maria da Penha entrou em ação. Com rapidez e expertise, a GM Elaine Klein realizou a manobra de tapotagem, também conhecida como percussão pulmonar, uma técnica de fisioterapia respiratória que auxilia na remoção de secreções dos pulmões.
A ação rápida da GM teve resultado imediato: a criança voltou a respirar normalmente. O SAMU, que já havia sido acionado, chegou ao local e avaliou o estado de saúde do bebê, encaminhando-o para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para observação.
A situação, que poderia ter tido um desfecho trágico, demonstra a importância da atuação rápida e eficiente da Guarda Municipal, além da vitalidade da manobra de tapotagem como ferramenta de primeiros socorros em casos de engasgo.