A Guarda Municipal de Toledo (GM) realizou sua primeira ação de busca e apreensão nesta segunda-feira (30), em conjunto com a Polícia Civil do Paraná (PCPR). O objetivo da operação foi o cumprimento de um mandado de prisão contra um indivíduo, que foi localizado na rodovia PR-317, na zona rural de Boa Vista, distrito de Toledo.
A ação teve início por volta das 06h10, com a equipe da GM e da PCPR comparecendo à residência do suspeito, localizada no Jardim Europa, em Toledo. No local, apenas um senhor estava presente e o procurado não foi encontrado. A busca na residência não resultou na localização de nenhum objeto ilícito.
Por volta das 07h00, o indivíduo foi localizado na rodovia PR-317. O mandado de prisão foi cumprido e o suspeito foi encaminhado ao setor de carceragem da 20ª Subdivisão Policial de Toledo (20ª SDP) para os procedimentos legais cabíveis.
A operação marca um marco para a GM de Toledo, que recentemente teve seu papel como órgão de segurança pública oficialmente reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em 01º de setembro de 2023, o STF, através da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) de Nº 995, declarou as guardas municipais como parte do Sistema de Segurança Pública do Brasil, equiparando-as a outras forças policiais, como as polícias civil e militar.