O Curso de Medicina no Campus Toledo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está comemorando um novo estágio de sua trajetória. Após oito anos do início das atividades da graduação, avaliadores do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Ministério da Educação (MEC), visitaram as instalações do campus para realizar a avaliação como parte do processo de reconhecimento do curso.
Diversas etapas são necessárias dentro de um fluxo processual para que haja o reconhecimento. Uma delas é a avaliação in loco, que foi realizada no início deste mês e acompanhada pela Secretaria da Saúde e contou com uma agenda com o prefeito. Foram verificadas três dimensões do curso: Organização Didático Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura constante no Projeto Pedagógico do Curso.
Ao final da avaliação, o curso recebeu o conceito máximo do MEC (5). “O Curso de Medicina da UFPR de Toledo é um dos mais importantes e melhores do Brasil. Nós estamos parabenizando alunos e professores. Quando estive prefeito de 2013 a 2016 fomos atrás disso junto com atores da política e trouxemos o curso de Medicina, pois tínhamos a necessidade de médicos para atuar na rede local e hoje estamos colhendo frutos com bons médicos, os melhores do Brasil. Hoje os acadêmicos de medicina estão presentes em todas as estruturas da saúde pública do município fazendo seus estágios e atendendo a população”, elogiou o prefeito Beto Lunitti.
Estiveram acompanhando o processo de avaliação in loco o Pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, Julio Gomes; o procurador institucional da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), Edmar Almeida Macedo; a integrante da comissão de implantação do curso, professora Cristina Rodrigues; as diretoras do Campus Toledo, Ana Paula Brandalize e Ana Carla Zarpelon; e a coordenadora do curso de Medicina em exercício, professora Jéssica Ruths.