A Secretaria Municipal da Saúde de Toledo (SMS) está preocupada com o aumento de casos de dengue no município. De acordo com o último Boletim da Dengue, referente ao período de 29 de dezembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025, foram registradas 1036 notificações, com 48 casos confirmados e outros 324 aguardando resultado. As regiões Centro e Panorama I lideram o número de casos positivos, seguidas pelo Jardim Europa I e Vila Operária. Ao todo, 17 localidades já apresentam casos, ampliando o risco de disseminação.
Para combater o avanço da doença, o Setor de Endemias intensificou as ações de controle, que vão além das visitas e vistorias de rotina. Entre as medidas adotadas estão a recuperação de imóveis fechados, horários flexíveis de atendimento, distribuição de material informativo e agendamento telefônico de visitas.
A colaboração da população é essencial no combate à dengue. Recomenda-se a eliminação de criadouros, especialmente em locais com água parada, como vasos, pneus, garrafas, calhas e piscinas. A vistoria semanal em residências e quintais é fundamental para identificar e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti. Junior Palma, diretor da Vigilância Epidemiológica, reforça a importância da conscientização e das medidas preventivas como principais armas contra a doença.
O Setor de Endemias recebe denúncias e atende demandas via Ouvidoria do Município (156), Ouvidoria do SUS (3196-3024 e WhatsApp 99973-6884) e também realiza agendamento de visitas domiciliares (3196-3095 ou 99133-6391). Em parceria com outras secretarias, como Meio Ambiente e Infraestrutura, são realizadas atividades educativas em escolas e comércios.
Além disso, ações de bloqueio de casos, vistorias em pontos estratégicos e aplicação de penalidades, conforme a Resolução SESA 0029/2011, também fazem parte das estratégias de controle. O acompanhamento de acumuladores e seus familiares, com apoio intersetorial, contribui para a redução de criadouros e a disseminação da doença.