17/03/2025 18:13 | Plantão Toledo | 1302 visitas

Após perder filha, família de Toledo autoriza doação de órgãos que salvam vida em Brasília

Foto: Divulgação

Um ato de generosidade em meio à dor transformou a tragédia de uma família de Toledo em esperança para outra em Brasília. 

Uma criança de apenas um ano recebeu um novo coração graças à doação dos pais de Melanny kyrás Silva do Nascimento, que teve morte encefálica no Hospital Universitário do Paraná (HUOP). A pequena Melanny havia dado entrada no hospital com um quadro grave de pneumonia, chegando a sofrer uma parada cardíaca e, após seis dias de internação, faleceu no dia do seu primeiro aniversário.

Transforme seu sorriso com facetas de resina em apenas um dia na Odonto Celer de Toledo! Agende seu horário aqui

A equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HUOP, conversou com os pais, David e Ariane da Silva do Nascimento, que autorizaram a doação. 

Para agilizar o transporte do órgão vital, um jato pousou em Cascavel na manhã seguinte, levando o coração para a criança receptora, também de um ano, em Brasília. 

Promoção imperdível na Aquariu’s Pizzaria de Toledo: pizza média com 2 sabores por R$ 52,00 e entrega grátis! Peça aqui

Segundo Gelena Castillo, coordenadora da CIHDOTT, outros órgãos foram avaliados para doação, mas o pâncreas não pôde ser ofertado devido ao peso da doadora, enquanto rins e pulmões foram descartados e o fígado não encontrou receptor compatível. 

Emocionada, a mãe de Melanny expressou a crença de que a filha tinha uma missão e espera que sua partida traga vida a outra criança.