Um homem foi preso por maus-tratos a animais na tarde de sexta-feira (16), em Toledo. A Guarda Municipal (GM) e a equipe de Proteção aos Animais da Secretaria de Meio Ambiente do município foram até a residência do homem, localizada na Rua Epitácio, no Centro, para recolher um cão que apresentava sinais de atropelamento e não recebeu a assistência veterinária necessária.
O tutor já havia sido autuado anteriormente por permitir que animais circulassem em vias públicas e, na última terça-feira (13), recebeu um prazo de dois dias para providenciar o atendimento veterinário ao animal ferido.
Ignorando a notificação, o homem se recusou a atender as equipes, agindo de forma hostil e afirmando que não gastaria com o tratamento do cão. Ele ainda ameaçou processar a Prefeitura por perseguição e, por conta do comportamento alterado e dos gritos direcionados aos profissionais, foi necessário o apoio de outra viatura da GM.
Após a explicação da situação, o homem recebeu voz de prisão em flagrante, de acordo com a Lei Municipal de Nº 2.320/2020, que trata de maus-tratos a animais, e foi conduzido sem algemas na viatura. O cão ferido foi recolhido e encaminhado para uma clínica veterinária credenciada pelo município.