A Fundação para o Desenvolvimento Sustentável, Científico e Tecnológico de Toledo (Funtec) está testando uma solução tecnológica inovadora que visa aumentar a produção agropecuária no município em até 9%. O teste, que será realizado na região do distrito de Concórdia do Oeste na primeira quinzena de maio, envolve um equipamento desenvolvido pela startup Agromobility, incubada no Espaço Impulso da Coopavel e integrante do Iguassu Valley.
O equipamento da Agromobility oferece soluções na área de conectividade M2M (Machine to Machine), permitindo que máquinas e equipamentos troquem informações entre si. Isso possibilita a automação de diversas tarefas no campo, como a coleta de dados sobre o peso dos animais, a identificação de suínos doentes e o envio de alertas para o produtor ou médico veterinário.
De acordo com o diretor executivo da Funtec, Renato Tratch, a tecnologia tem o potencial de trazer diversos benefícios para a cadeia produtiva agropecuária. "O produtor terá o conforto da conectividade da cidade no campo, incluindo a segurança. Além disso, a automação de tarefas permitirá que ele se concentre em atividades mais estratégicas", afirma Tratch.
O teste em Concórdia do Oeste foi escolhido por ter um vácuo de conectividade e pelo Sindicato Rural ter feito um levantamento da conectividade nesta região. Se os resultados forem positivos, a tecnologia poderá ser implementada em outras regiões do município.