Em resposta ao aumento de casos de coqueluche no Paraná, a Secretaria de Saúde de Toledo mobilizou nove Unidades Básicas de Saúde (UBS) para um dia de vacinação neste sábado, 10 de agosto.
Das 8h às 17h, moradores dos bairros Panorama, Europa, Coopagro, Maracanã, Porto Alegre e dos distritos de Concórdia do Oeste, Novo Sarandi, São Luiz do Oeste e Vila Nova poderão atualizar as carteiras de vacinação de crianças, adolescentes e adultos.
Além da vacina contra a coqueluche, também serão oferecidas outras vacinas do calendário infantil, como a da gripe.
A iniciativa, que faz parte de uma força-tarefa do governo estadual, busca facilitar o acesso à imunização para pais que trabalham em horário comercial. A ação visa proteger a população contra diversas doenças e intensificar a vacinação contra a coqueluche, que registrou um aumento de mais de 500% em 2024 no Paraná, comparado ao mesmo período de 2023, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SESA). A doença, altamente contagiosa, é especialmente perigosa para bebês menores de um ano.
Para ampliar o alcance da campanha, escolas e centros municipais de educação infantil, além de colégios estaduais, estão promovendo ações de conscientização sobre a importância da vacinação.
A expectativa é que o dia de mobilização em Toledo aumente a cobertura vacinal e contribua para a prevenção da coqueluche e outras doenças.
A SESA reforça que a vacinação é a principal forma de proteção contra a coqueluche, causada pela bactéria Bordetella pertussis e transmitida por gotículas de saliva. Os sintomas incluem tosse seca persistente e a vacinação é fundamental para crianças, gestantes e profissionais da saúde e educação.