A Secretaria de Administração, por meio do Departamento de Tecnologia da Informação (TI), apresentou na manhã desta segunda-feira (22) as ferramentas tecnológicas desenvolvidas internamente para melhorar e dar suporte às tomadas de decisões dos gestores públicos municipais. As novidades foram apresentadas durante a reunião do prefeito com a equipe de governo e já geraram interesse de outras secretarias.
Os técnicos demonstraram a utilização de Business Inteligence (BI), traduzida como Inteligência Empresarial, para responder às demandas da Secretaria de Recursos Humanos e do Departamento de Licitações.
Evolução na gestão - As primeiras experiências foram realizadas com o sistema de frotas e de chamados internos, com o êxito desses produtos foram escolhidos outros dois setores que estão relacionados a temas mais impactantes para a população, Recursos Humanos e Licitações (pessoas e aquisições).
Resultado - Uma comparação foi realizada para ilustrar o impacto do BI na tomada de decisões e o resultado que isso pode gerar. Em 2021, o tempo médio de solução de um problema de serviços acionado pelo sistema de chamados internos para o suporte do Departamento de TI era de 10 dias e 10 horas. Atualmente, após o uso do BI, esse tempo baixou consideravelmente para um dia e oito horas, evidenciando o benefício da nova ferramenta.
O diretor do Departamento de Tecnologia e Informação, Robson José Vozniaki, disse que neste caso, com base na análise dos dados fornecidos, a solução foi a contratação de mais membros para a equipe, o remanejamento de servidores e o treinamento focado nas necessidades apresentadas.
“Há muitos anos tínhamos essa demanda, mas não tínhamos recursos para colocar em prática. Com o investimento em novos servidores, os analistas organizaram os quadros, então foi possível destinar uma célula do departamento para essa finalidade. Foi quando houve o investimento em capacitação e estudo da equipe, com isso o resultado veio”, pontua o diretor.
Para entender - Imagine ter a cidade inteira nas suas mãos, com dados que revelam tudo: desde a qualidade dos serviços até as necessidades da população. O BI é como um super detetive que coleta dados de diversas fontes, os chamados "date lake" (lago de dados), que são: sistemas internos, planilhas, banco de dados, entre outros. Depois ele junta tudo isso, faz um compilado e apresenta de forma visual e organizada. “O BI é um painel de indicadores de desempenho que auxilia pessoas a tomarem decisões”, resume o Analista de Tecnologia da Informação, Heitor Faccioni.
Com estes dados, são gerados indicadores específicos para cada área, através de paineis interativos. Visualizando os dados em tempo real, possibilita a identificação de oportunidades na hora e facilita a tomada de decisão. O sistema pode demonstrar em um período de tempo escolhido, os gastos com um veículo próprio e com um veículo alugado. Com essa informação em mãos, o gestor tem subsídios para decidir qual a melhor estratégia de gestão a ser adotada.
O secretário da Administração, Andriws Todeschini Prestes, disse que com o BI, o município prestará serviços melhores, pois saberá quais áreas precisam ser aprimoradas para atender melhor os cidadãos, sendo mais eficiente, otimizando processos, reduzindo custos e direcionando recursos de forma inteligente, baseados em dados concretos.