Em Toledo, o frio intenso do fim de semana mobilizou o município a ativar o protocolo de proteção para pessoas em situação de rua. Com temperaturas baixando para 5°C na sexta-feira (28) e 4°C no sábado (29), a cidade acolheu 14 pessoas em situação de rua na sexta-feira (sete homens, duas mulheres e um animal de estimação) e 10 no sábado (nove homens e uma mulher).
O protocolo, ativo desde 2021, oferece abrigo e assistência aos moradores de rua durante períodos de frio intenso, com temperaturas abaixo de 6°C.
As ações envolvem diversas secretarias, incluindo Assistência Social, Segurança e Mobilidade Urbana, Saúde, Meio Ambiente, Esportes e Lazer, e Desenvolvimento Humano.
A equipe de abordagem social informa a população em situação de rua sobre os dias de acolhimento, orientando-os a procurar o Centro de Referência e Assistência Social (CREAS) para atendimento.
O acolhimento inclui avaliação médica, atualização cadastral, kit higiene, banho, jantar, café da manhã e pernoite na Associação dos Pioneiros de Toledo (Apito).
O transporte para o local de acolhimento e de volta para a região do CREAS é realizado pela prefeitura, e a equipe de segurança acompanha todo o processo.
Apesar da oferta de acolhimento, cerca de 60 pessoas em situação de rua em Toledo não aderem ao serviço, buscando estratégias próprias para enfrentar o frio.