Quem passou nesta semana pela esquina da Avenida Nossa Senhora de Fátima com a Rua Raimundo Leonardi, no Jardim Porto Alegre, notou uma novidade nos semáforos que controlam o cruzamento. Trata-se de câmeras que integram o “Headway”, sistema desenvolvido pela empresa curitibana Dataprom. Essa tecnologia moderna é capaz de ajustar automaticamente o tempo de sinal verde de cada via conforme o volume de tráfego, contribuindo para a fluidez do trânsito e a redução de congestionamentos.
A implementação do sistema na esquina da Avenida Nossa Senhora de Fátima com a Rua Raimundo Leonardi é parte de um projeto mais amplo, popularmente chamado de “semáforos inteligentes”. Eles já estão presentes em outros cinco cruzamentos: Rua Barão do Rio Branco com a Rua Borges de Medeiros, no Jardim Gisela; Rua dos Pioneiros com a Rua 1º de Maio, na Vila Pioneiro; Avenida Maripá com a Rua Guaíra, na divisa entre o Jardim La Salle e o Jardim Pancera; Avenida Senador Attilio Fontana com a Rua Carlos Sbaraini, no Jardim Panorama; e Rua 13 de Abril com a Rua Carlos Barbosa, na Vila Industrial.
Nesta semana, mais quatro cruzamentos receberão a mesma tecnologia: Rua Santos Dumont com Rua Carlos Barbosa, na Vila Industrial; Avenida Parigot de Souza com Rua Cerro Corá, no Jardim La Salle/Jardim Tocantins; Avenida Primeiro de Maio com a Rua Piratini, na Vila Operária; e Avenida Senador Atílio Fontana com Rua Willy Barth, no Jardim Panorama. “Foi dada prioridade a cruzamentos semaforizados isolados, onde não há uma ‘onda verde’, pois assim não se quebra uma linha de vários locais seguidos”, pontua a coordenadora do setor de Engenharia de Tráfego do Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans), da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU), Raquel Wessling.
Os benefícios dos “semáforos inteligentes” são explicados pela Raquel. "Em cada semáforo, uma câmera registra a quantidade de veículos e, com base nessa análise, o sistema ajusta o tempo de abertura do sinal verde para cada via do cruzamento. As vias com maior fluxo de trânsito recebem mais tempo de verde, enquanto as demais permanecem com o vermelho por mais tempo. O objetivo é garantir maior fluidez no tráfego e otimizar o tempo dos condutores", detalha.