11/04/2024 19:06 | Divulgação - Prefeitura de Toledo | 1188 visitas

Prefeitura de Toledo emite Nota Pública sobre caso envolvendo instrutor de Circo preso acusado de abuso de menores

Foto: Divulgação - Prefeitura de Toledo

O Município de Toledo vem a público informar o afastamento do servidor que exerce as funções de Instrutor de Artes Circenses I, lotado no Circo da Magia. Esse afastamento ocorreu a partir do dia 5 de abril, imediatamente após tomar ciência de denúncias sobre a prática de atos que se inserem em infrações disciplinares, sendo, nessa mesma data, determinada a abertura de Processo Administrativo Disciplinar para apurar as denúncias. 

Informa, ainda, que o Processo Administrativo Disciplinar é instrumento previsto no Estatuto dos Servidores Públicos Municipais justamente para apuração de eventual cometimento de infrações disciplinares, com o exercício do contraditório e amplo direito de defesa. 

Arte da Pedra: Soluções em mármore para cozinhas e ambientes exclusivos; faça seu orçamento sem compromisso

Também informa que, imediatamente após receber as denúncias, o Município de Toledo deu toda a atenção e suporte jurídico às famílias das denunciantes, inclusive, para a formalização da ocorrência policial. 

Finalmente, informa que as atividades no Programa em questão seguem sendo ofertadas normalmente, com suporte de profissionais de psicologia e serviço social, além do acompanhamento mais direto de profissionais da área pedagógica, já que é um programa desenvolvido no contraturno. 

Transforme seu sorriso com facetas de resina em apenas um dia na Odonto Celer de Toledo! Agende seu horário aqui

Importante esclarecer que a administração municipal não tolera quaisquer práticas de atos abusivos, seja de que espécie forem, e não medirá esforços para investigar, apurar responsabilidades e tomar todas as providências cabíveis.

Toledo, 11 de abril de 2024

Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussat (PSD) 

Prefeito do Município

Sobre o caso

Na manhã desta quinta-feira (11), a Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da Delegacia da Mulher de Toledo, realizou a prisão de um homem de 50 anos, servidor público e instrutor no Circo da Magia, localizado no Jardim Coopagro, em Toledo. O homem é acusado de estupro de vulnerável, com a prisão decorrente do cumprimento de um mandado judicial relacionado ao caso.

Arte da Pedra: Soluções em mármore para cozinhas e ambientes exclusivos; faça seu orçamento sem compromisso

A investigação, liderada pela Delegacia da Mulher, identificou ao menos três vítimas, todas menores de idade e alunas do Circo. Segundo relatos, os abusos vinham ocorrendo desde 1995. As jovens e adolescentes também eram ameaçadas pelo instrutor, que as intimidava dizendo que seriam expulsas das aulas caso revelassem os abusos.

O caso está atualmente sob a supervisão do delegado Laécio Rodrigues, de Palotina-PR, devido ao afastamento da delegada titular Ana Cris Oliveira, que está em recuperação pós-operatória. De acordo com o delegado Rodrigues, uma denúncia já havia sido feita em 1995 por uma mãe alegando que sua filha sofria abusos pelo professor, mas o Inquérito foi encerrado na época por falta de provas.

Transforme seu sorriso com facetas de resina em apenas um dia na Odonto Celer de Toledo! Agende seu horário aqui

O suspeito foi detido em sua residência no Jardim Europa, e já havia sido afastado de suas funções desde o dia 05 de abril, quando a Prefeitura foi notificada das denúncias e das investigações em curso.