Empresários dos mais diversos ramos estão recebendo e-mails falsos indicando irregularidades em seu alvará de funcionamento ou relacionado a outras dívidas do CNPJ. Nos documentos os golpistas chegam a reproduzir brasões e características visuais e textuais tentando dar a impressão de autoridade e legitimidade para induzir ao pagamento de supostas taxas ou tributos.
O Município de Toledo esclarece que tais cobranças são indevidas e devem ser desconsideradas. Se possível, relatar para as autoridades competentes em forma de Boletim de Ocorrências.
Em caso de dúvidas sobre dívidas com o município é possível entrar em contato com os setores responsáveis. O portal oficial do município é www.toledo.pr.gov.br e o link contendo informações de interesse do público empresarial é “Empreendedor”. Se mesmo assim ainda restar dúvidas, o telefone geral da prefeitura é (45) 3196-2000. A telefonista saberá encaminhar para o setor responsável.
A coordenadora da Sala do Empreendedor, Fernanda Moreira, diz que a orientação é que o contribuinte não pague nada que não tenha certeza sobre a origem. “O empresário ou o contador da empresa tem acesso virtual ao Domicílio Eletrônico onde constam todas as informações referentes a débitos com o município ou alvarás. Antes de fazer um pagamento suspeito é importante que façam essa consulta prévia. Se mesmo assim restar dúvidas, os serviços podem ser acessados diretamente no prédio da prefeitura ou via telefone”, reforça a coordenadora.