Cinco pessoas foram presas em Toledo e Cascavel na manhã desta terça-feira (16) durante a Operação "Capa Dura", realizada pela Polícia Civil (PC). A ação visava combater o tráfico de drogas na região e resultou no cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão, além das prisões.
Segundo o delegado-chefe da 20ª Subdivisão Policial de Toledo (20ª SDP), as investigações tiveram início após a apreensão de três pessoas e um caderno com anotações relacionadas ao tráfico de drogas, ocorrida há dois meses. A análise do material revelou a participação de outras pessoas na quadrilha, levando à identificação e prisão de cinco suspeitos, todos com antecedentes por tráfico e ligados à apreensão inicial.
Mais de 60 policiais foram mobilizados para cumprir os mandados que foram expedidos pela justiça: 10 de busca e apreensão e 7 de prisão preventiva, dois quais cinco alvos (04 homens e uma mulher), com idades entre 25 e55 anos, foram presos preventivamenteforam localizados e presos. Ainda há dois suspeitos foragidos, um deles fora de Toledo, mas as buscas continuam.
Em Toledo, os mandados foram cumpridos nos Bairros Jardim Europa, Pioneira, Pinheirinho e São Francisco.
Durante a operação, foram apreendidas pequenas quantidades de maconha, munições e celulares, que serão periciados. A PCPR tem 10 dias para concluir o inquérito e apresentar os resultados à Justiça.
Os presos são acusados de vender drogas em pequenas quantidades, principalmente por meio de entregas a domicílio. O delegado Macorin ressaltou que, apesar das quantidades apreendidas, as provas indicam a prática habitual do tráfico de drogas. Ele também destacou que a recente decisão do STF não impede a prisão em flagrante quando há provas suficientes do crime.
A Operação contou com o apoio de um helicóptero, garantindo a segurança dos policiais durante a ação.