Em sua terceira edição, o programa "Dia da Cidadania", realizado pela Prefeitura de Toledo, já apresenta resultados positivos no auxílio à população em situação de rua. A iniciativa, que ocorre semanalmente, oferece serviços como alimentação, higiene, encaminhamento para vagas de emprego, atendimento médico e psicológico, e auxílio na emissão de documentos.
Na última terça-feira (23), a ação levou 39 pessoas em situação de rua da região central da cidade para a sede da Associação dos Pioneiros de Toledo (Apito). Dentre os participantes, estava Almir Motta de Souza, que conseguiu emprego em um frigorífico por meio da Agência do Trabalhador durante a primeira edição do evento. "Sempre trabalhei com operação de maquinário e este evento me ajudou naquilo que eu mais precisava. Agora estou em busca de um lugar para morar e não voltar mais para as ruas", conta Almir, que também conseguiu agendamento para consulta médica especializada durante o evento.
Além do caso de Almir, a edição da última terça-feira resultou na contratação imediata de três pessoas pela empresa Humusfertil Produtos para Jardinagem, que ministrou palestra e realizou entrevistas no local. Ao todo, foram realizados 27 atendimentos em saúde, incluindo testes rápidos e encaminhamentos, além de 19 atendimentos odontológicos. A ação também contabilizou 12 cortes de cabelo, emissão de documentos, atendimentos da assistência social, com destaque para a elaboração de planos individuais de atendimento, e auxílio para animais de estimação.
O "Dia da Cidadania" integra um plano de ação inspirado em práticas do município de Chapecó (SC), com o objetivo de oferecer atenção integral à população em situação de rua em Toledo.