A Copel inicia nesta semana a instalação de medidores inteligentes em Toledo e Santa Tereza do Oeste, como parte da terceira fase do Programa Rede Elétrica Inteligente. A iniciativa abrange 50 municípios do Oeste do Paraná, com a instalação de 661 mil medidores.
Os novos equipamentos trazem benefícios como a redução no tempo de interrupção de energia e maior agilidade na detecção de falhas. A troca, que não tem custo para o consumidor, é realizada em cerca de 30 minutos.
Em Toledo, a instalação é feita pela Eleng, e em Santa Tereza do Oeste, pela Eletromil.
Os medidores inteligentes transmitem dados em tempo real para a Copel, permitindo uma leitura remota e detalhada do consumo, além de monitorar variações de tensão e corrente.
A tecnologia também possibilita que a Copel identifique falhas na rede com mais rapidez e permite que os consumidores acompanhem seu consumo pelo aplicativo da empresa. A modernização elimina visitas para leitura, incentivando a fatura digital.
Ainda segundo a Copel, os medidores também são bidirecionais, essenciais para projetos de geração de energia solar, e preparam a rede para tarifas variáveis.