Foram divulgados na tarde desta sexta-feira (28) os resultados do terceiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LirAa) realizado em 2024 pelo Setor de Controle e Combate às Endemias de Toledo.
Entre quarta e quinta (26 e 27), agentes de combate a endemias (ACEs) visitaram 1.752 imóveis de todos os bairros da cidade (sorteados aleatoriamente por plataforma do Ministério da Saúde) e o índice de infestação predial (IIP) médio foi de 1,3%, acima do recomendado pelos organismos nacionais e internacionais de saúde (1%) – abaixo do LiraA anterior (4%), na segunda quinzena de abril), porém mais alto que o realizado nesta mesma época do ano passado (1,1%).
Os bairros Jardim Tancredo (8,69%), Jardim da Mata (7,69%), Maracanã II (7,40%), Gisela II (6,67%) e Jardim Santa Maria (5,26%) registraram os cincos maiores IIP do terceiro LirAa de 2024. Pratos de plantas, depósitos fixos, tonéis e lixos domésticos estão entre os objetos onde os focos do mosquito que transmite a dengue e outras doenças foram encontrados com maior recorrência durante o levantamento.