A Escola Municipal Reinaldo Arrosi, na Vila Operária, em Toledo, deu início a um projeto-piloto que utiliza inteligência artificial (IA) com reconhecimento facial para aumentar a segurança dos alunos. O projeto "Muralha Digital" foi apresentado a pais, responsáveis e colaboradores da escola nesta quinta-feira (20).
O sistema permite a entrada automática de pessoas cadastradas, enquanto aqueles não reconhecidos pelo sistema, há um acionamento automático da Patrulha Escolar Municipal (PEM) da Guarda Municipal. "Queremos oferecer às nossas crianças o carinho e a proteção que merecem", afirmou o prefeito Beto Lunitti.
O projeto faz parte do programa "Toledo é + Seguro!", que busca aprimorar as medidas de combate à criminalidade no município. A PEM será reforçada com três novas viaturas e a Guarda Municipal irá coletar dados para alimentar o banco de dados da IA.
A expectativa é que o projeto, caso bem-sucedido, seja implementado nas outras escolas e CMEIs de Toledo. A diretora da escola, Luciane Simioni Alves, destaca que o sistema vem para complementar os protocolos de segurança já existentes.
Após a apresentação, pais e responsáveis tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e demonstraram apoio à iniciativa. Agentes da Guarda Municipal realizaram o cadastro dos presentes, coletando dados pessoais e fotografias para o banco de dados do sistema de reconhecimento facial.