21/06/2024 11:46 | Plantão Toledo | 510 visitas

Com IA e reconhecimento facial, Toledo inicia projeto em escola para aumentar segurança

Foto: Divulgação/Prefeitura de Toledo

A Escola Municipal Reinaldo Arrosi, na Vila Operária, em Toledo, deu início a um projeto-piloto que utiliza inteligência artificial (IA) com reconhecimento facial para aumentar a segurança dos alunos. O projeto "Muralha Digital" foi apresentado a pais, responsáveis e colaboradores da escola nesta quinta-feira (20).

O sistema permite a entrada automática de pessoas cadastradas, enquanto aqueles não reconhecidos pelo sistema, há um acionamento automático da Patrulha Escolar Municipal (PEM) da Guarda Municipal. "Queremos oferecer às nossas crianças o carinho e a proteção que merecem", afirmou o prefeito Beto Lunitti.

Pizza grande de três sabores por R$ 59,00? Só na Aquarius Pizzaria de Toledo! Faça seu pedido aqui

O projeto faz parte do programa "Toledo é + Seguro!", que busca aprimorar as medidas de combate à criminalidade no município. A PEM será reforçada com três novas viaturas e a Guarda Municipal irá coletar dados para alimentar o banco de dados da IA.

A expectativa é que o projeto, caso bem-sucedido, seja implementado nas outras escolas e CMEIs de Toledo. A diretora da escola, Luciane Simioni Alves, destaca que o sistema vem para complementar os protocolos de segurança já existentes.

Transforme seu sorriso com facetas de resina em apenas um dia na Odonto Celer de Toledo! Agende seu horário aqui

Após a apresentação, pais e responsáveis tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e demonstraram apoio à iniciativa. Agentes da Guarda Municipal realizaram o cadastro dos presentes, coletando dados pessoais e fotografias para o banco de dados do sistema de reconhecimento facial.