Mais de 120 cães e gatos foram castrados em Toledo nesta quarta-feira (6) durante a ação do Castrapet, projeto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) realizado em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). O evento, realizado no Centro de Eventos Deziré Refosco, beneficiou animais em situação de rua e sob responsabilidade de protetoras cadastradas.
A estrutura do Castrapet, que inclui um ônibus adaptado para realizar seis cirurgias simultaneamente, também contou com tendas para avaliação clínica, pré e pós-operatório. Todos os tutores receberam gratuitamente a medicação para os animais durante uma semana.
Protetoras como Susana Mascarello Zorzo e Vivian Diel Ribeiro elogiaram a iniciativa, que ajuda no controle populacional e reduz a espera por procedimentos realizados pelo município.
A médica veterinária Julia Orlando Heiss, coordenadora de Proteção e Defesa Animal da SMMA, destacou que a ação contribui para o Programa Permanente de Controle Populacional de Cães e Gatos, que já realizou mais de 4.000 esterilizações desde 2021.