Na noite da última quarta-feira, 17, por volta das 20h00, uma equipe da Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (Rocam) realizava patrulhamento no Jardim São Francisco, em Toledo, quando observou um motociclista transitando em alta velocidade, acompanhado por um passageiro na garupa. O comportamento imprudente chamou a atenção dos policiais, que decidiram realizar uma abordagem para fiscalização.
Após a abordagem, verificou-se que se tratava de um casal. A condutora da motocicleta, uma mulher de 20 anos, estava devidamente habilitada e nada de ilícito foi encontrado durante a revista pessoal. No entanto, durante a revista ao passageiro, um jovem de 20 anos, foi encontrada em sua cintura uma arma de fogo do tipo revólver calibre 32, municiado com seis munições intactas. Além disso, foram encontradas mais seis munições do mesmo calibre no bolso esquerdo da bermuda.
Questionado sobre a posse da arma e das munições, o jovem alegou tê-las adquirido aproximadamente seis meses atrás para sua proteção, afirmando estar sofrendo ameaças.
Diante da situação, o casal foi conduzido até a 20ª Subdivisão Policial (20ª SDP), juntamente com a arma de fogo e as munições apreendidas, para que as devidas providências fossem tomadas pela autoridade policial competente. Além disso, a motocicleta Honda CG 160 Fan, de cor cinza, foi recolhida ao pátio do 19º Batalhão da Polícia Militar de Toledo (19º BPM) por irregularidades de trânsito, sendo elaboradas todas as notificações cabíveis.