A Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, trabalha na implantação de um novo semáforo no cruzamento da Avenida Maripá com a Rua Costa e Silva. A previsão é de que o dispositivo esteja em pleno funcionamento no dia 25 de março, após um período de testes e ajustes.
O secretário da pasta, Rogério de Lima, confirmou que as bases de concreto para as colunas já foram instaladas e, atualmente, equipes da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur) trabalham na sinalização horizontal do local, incluindo a pintura de faixas de pedestres. A obra visa melhorar a fluidez do tráfego e, principalmente, garantir mais segurança aos motoristas e pedestres que circulam pela região.
Além da instalação do semáforo de três tempos, o projeto inclui o prolongamento do canteiro central, a construção de novas passagens de pedestres e a adequação das rampas de acessibilidade. As próximas etapas da obra incluem a instalação dos equipamentos semafóricos e da parte elétrica, entre os dias 10 e 14 de março. Na sequência, o semáforo ficará em amarelo piscante, em modo de alerta, de 17 a 21 de março.
Raquel Wesseling, coordenadora de Engenharia de Tráfego, explica que este período é fundamental para testes e para que os condutores se familiarizem com o novo dispositivo. A programação final do semáforo ocorrerá no dia 24 de março.
Segundo o secretário Rogério de Lima, a prefeitura também tem outros projetos em andamento para aprimorar o trânsito na cidade, incluindo nova sinalização em diversas vias, instalação de radares e estudos para avaliar a necessidade de manutenção ou substituição de semáforos já existentes.