A Prefeitura de Toledo realizou na quinta-feira (30/1) a primeira edição do evento "Prefeitura na Rua" no Centro Comunitário da Vila Panorama. O prefeito Mario Costenaro e diversas autoridades municipais se reuniram para ouvir as necessidades dos representantes das comunidades locais. Este encontro marcou o início de uma série de eventos focados no diálogo entre a gestão municipal e os moradores da cidade.
Estiveram presentes o prefeito Mario Costenaro, o vice-prefeito Lucio De Marchi, secretários municipais e vereadores como Chumbinho Silva, Professor Oseias, Ricardinho Santos, Sérgio Japonês, Valdir Gomes e Valdomiro Bozó.
Diversos representantes de organizações locais participaram do encontro, incluindo o Núcleo Territorial do Jardim Panorama, o Jardim da Mata, o Posto de Saúde do São Francisco, a Associação da Vila Pioneira, a Associação de Moradores do Jardim Bressan, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Nona Gema, o Conselho Municipal de Saúde, a Unidade de Saúde do Jardim Panorama, a Escola São Francisco de Assis, a Escola Henrique Brod e a Escola Walmir Grande.
Os representantes apresentaram demandas à gestão municipal, destacando a necessidade de manutenção e implementação de serviços e estruturas físicas. Algumas das demandas incluíram a abertura do orçamento participativo, a ampliação de unidades de saúde, a ampliação e cobertura da Escola Walmir Grande, a manutenção da sede da Associação de Moradores do Cesar Park e melhorias nas vias de acesso e transporte municipal para o parque industrial João Bortolotto.
As estruturas dos Cmeis foram bastante citadas. O Cmei Nona Gema precisa de reforma no refeitório, ampliação e construção de um espaço multifuncional, uma sala maior para planejamento dos professores e solução para o problema de água e terra que são levados para a calçada em dias de chuva. O Cmei do Jardim Panorama necessita de limpeza nos ares-condicionados e manutenção nas janelas que não abrem, prejudicando a ventilação das salas de aula.
O prefeito Mario Costenaro destacou a importância do encontro, afirmando que é um momento histórico para ouvir as lideranças e as necessidades da população. Ele ressaltou a construção de um diálogo respeitando a autonomia do Legislativo e do Executivo, com foco no planejamento a curto, médio e longo prazo.
Bruno Godoi da Silva, presidente da Associação de Moradores do Jardim Panorama, celebrou a iniciativa, destacando que a gestão pretende entrar para a história ao ouvir as demandas das comunidades locais. Ele acredita que ações como essa vão contribuir para uma cidade mais democrática.